Ainda em sua primeira fase do NEO 1.0, até junho de 2020, com um investimento inicial de US$ 8,7 milhões, com US$ 7,8 milhões de recursos locais, a Aliança NEO Brasil quase superou seus objetivos iniciais.
Em um país de 51 milhões de jovens, 1 em cada 2 jovens brasileiros está em risco de desemprego e pobreza. Por essa razão, a Aliança NEO Brasil focou sua intervenção em duas frentes: articulação entre agentes, programas e políticas públicas relacionadas ao emprego de jovens; e o fortalecimento da qualidade e relevância da formação das escolas técnicas e das instituições de formação profissional em Pernambuco, como um piloto a ser aplicado nacionalmente.
Embora existam diretrizes federais, a interface entre as demandas do mercado de trabalho e a oferta de formação é fraca. O NEO Brasil inova no desenvolvimento de uma metodologia digital para identificar as ocupações para a indústria 4.0 necessárias no setor privado, descrevendo a competência exigida pelas ocupações validadas por setores produtivos e transformando as competências necessárias em programas de formação profissional.
Para melhor qualificar o jovem e aumentar suas oportunidades de atender as exigências do emprego de hoje e do futuro, NEO Brasil implementou nas escolas de educação profissional da Secretaria de Educação do Estado, do SENAI e do Instituto Federal de Educação, uma metodologia inovadora dentro do paradigma da Educação 3.0,
que aproxima a aprendizagem na sala de aula à realidade do ambiente de trabalho. A perspectiva de gênero recebeu atenção especial para capacitar as mulheres jovens a atingir todo seu potencial em um mundo orientado pela Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
Como a demanda por trabalhadores qualificados no século 21 passa cada vez mais pelas competências socioemocionais, o NEO Brasil também está aperfeiçoando o curriculo das escolas para que ofereçam melhores serviços de orientação vocacional, escolhas profissionais e projeto de vida aos alunos, em 4 eixos : Identidade, Auto eficácia, Projeto de Vida e Projeto de Carreira.
Até dezembro de 2018:
- Mais de 35.000 jovens de 104 escolas técnicas e centros de formação profissional em Pernambuco promoveram seu futuro graças ao NEO Brasil.
- 389 educadores inovaram suas metodologias de ensino baseados no paradigma da Educação 3.0
- 99 educadores de 47 escolas aperfeiçoaram os serviços de orientação profissional e projeto de vida oferecido aos alunos.